Como ser um bom locador e acertar no negócio

Você não precisa apenas ter um imóvel e colocá-lo para alugar, precisa também cumprir deveres, assim como ter direitos como parte em um negócio. Fazer sua parte é indispensável para evitar dores de cabeça e para ter um bom inquilino durante um tempo duradouro, gerando assim o lucro do aluguel.

Primeiramente, é necessário que o imóvel a ser alugado esteja em completo estado de uso. Deixá-lo pronto para utilização é indispensável, além de uma condição para alguém aceitar alugá-lo, pode ser garantia de fechar um negócio com valores mais vantajosos.

Antes de fechar a locação faça uma vistoria completa e minuciosa do imóvel, com fotos se possível descrevendo o estado que ele se encontra e tudo que oferece. A partir da assinatura desse documento o proprietário e o locatário firmam o acordo de que o imóvel estará no mesmo estado na devolução. Uma característica geralmente aplicada a essa situação é a pintura, se o imóvel é entregue ao inquilino pintado, ele deve ser devolvido pintado.

As reformas estruturais do apartamento competem ao proprietário. Problemas na parte hidráulica ou elétrica, por exemplo, se de caráter de urgência podem até ser consertadas pelo locatário, mas depois serão repassadas ao locador.

No mesmo esquema está o condomínio. As despesas ordinárias são do inquilino enquanto o imóvel estiver em sua responsabilidade, mas qualquer investimento na estrutura do prédio e inclusive, o depósito mensal do fundo de reservas pertencem ao proprietário. Por isso deve ser combinado com antecedência como será o reembolso do locatário já que esse cálculo geralmente vem incluído no montante da mensalidade do condomínio.

O pagamento dos impostos relativos ao imóvel, podem ser atribuídos ao inquilino. Caso isso não esteja claro no contrato, essas contas são de responsabilidade do proprietário.

Por fim o locador deve entregar regularmente recibos com todas as despesas pagas descritas, como impostos, descontos de fundos de reservas, entre outras.

Fonte: EXAME

Post publicado dia 11/10/10 no Classiblog (Blog do caderno ClassiHoje do jornal Hoje em Dia)