Fortalecimento de parcerias leva mais benefícios para a sociedade mineira

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) foi duplamente homenageada, nesta quinta-feira, dia 04, pela Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais, em reconhecimento à parceria, com a Promotoria de Justiça do Rio São Francisco, nos projetos de revitalização do “Velho Chico” e “SOS São Francisco”.

De acordo com o diretor técnico da Emater– MG, José Ricardo Ramos Roseno, que compareceu ao evento representando a Empresa, a homenagem pela parceria na revitalização do “Velho Chico” é muito importante, pois significa o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela Emater-MG no Norte de Minas. “Demonstra que somos uma Empresa que realmente contribui para a preservação do meio ambiente, para a convivência dos agricultores, buscando o desenvolvimento sustentável com a participação de toda a sociedade”, afirma o diretor.

Roseno explica que a Emater–MG, nesse projeto, saiu do discurso ambiental e já iniciou a prática. Segundo ele, dentro das ações planejadas para a região, foram traçadas três metas: a primeira é relacionada a educação ambiental, a segunda se refere ao controle do processo erosivo e a terceira trata da conservação das áreas de preservação permanente. “Por meio da educação ambiental, os agricultores são alertados sobre como e porque preservar o meio ambiente, bem como sobre a revitalização das áreas devastadas”, ressalta.

De acordo com o diretor, as ações do Rio São Francisco foram iniciadas em 2002, com a elaboração de 200 projetos de manejo integrado de bacias hidrográficas na região. Em março deste ano, a Emater-MG, em parceria com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Instituto Estadual de Florestas (IEF), concluiu 17 projetos, que mudaram a vida das famílias dos municípios contemplados. Nascia uma nova perspectiva de produção para as populações rurais e urbanas.

O coordenador do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco pela Emater-MG, Aloísio Nery, informa que estão em curso mais dois projetos semelhantes. Um deles, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (Semad), vai abranger mais 34 municípios da bacia do Velho Chico e consumir R$ 1,6 milhão. Outro, novamente em parceria com a Codevasf, Semad, sob a liderança da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) deverá atender 90 municípios da mesma bacia, com projetos que prevêem a aplicação de mais de R$ 22 milhões até 2010 de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O técnico da Emater–MG de São Sebastião do Oeste, Sotero José Greco Guimarães, também foi homenageado na cerimônia. Ele, junto ao servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Marcelo Ferreira Guimarães, receberam homenagem por participarem do Projeto “SOS São Francisco”.

De acordo com o técnico, esse projeto prevê a restauração da mata ciliar do Rio São Francisco, desde a nascente até a represa de Três Marias, o que eqüivale a 450Km, e deve ser implementado ainda este ano. “Os técnicos da Emater–MG vão ter papel fundamental na conscientização dos produtores quanto a importância de recuperação das margens do rio”, explica Guimarães, que ainda acrescenta: “para isso serão realizadas reuniões e palestras com os agricultores proprietários das proximidades do rio”. De acordo com o técnico, a Emater–MG também será responsável por acompanhar o processo de restauração, depois de iniciado, para garantir resultados ao longo do tempo. São parceiros também nesse projeto o IEF, a Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Exemplos que confirmam que a importância das parcerias para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e mineiras. De acordo com coordenador-geral das Promotorias do Ministério Público, Alex Fernandes Santiago, só é possível executar o trabalho das Promotorias devido a existência dessas parcerias, pois são as parcerias que detectam os problemas e buscam recursos para resolvê-los. “Muitos dos parceiros são os promotores dos projetos. Essa homenageada foi a primeira oportunidade para agradecer todas as parcerias estabelecidas durante os seis anos de existência da Promotoria de Justiça do Rio São Francisco”, ressaltou o coordenador.

Assessoria Emater–MG