Como escolher a transportadora na hora da mudança

Mudar de casa não é tarefa fácil, mesmo que o motivo seja bom. O processo de encontrar o novo lar sempre inclui as burocracias na compra ou aluguel do imóvel e em seguida o transtorno de deslocar tudo de uma casa para outra. Mesmo as pessoas que mais gostam da idéia de ter uma casa nova se desgastam.

Como é inevitável passar pelo processo de mudança, nada melhor que minimizar ao máximo as “turbulências”. Uma das questões é escolher a melhor transportadora para o trabalho. O termo economia deve ser deixado um pouco de lado neste momento, basta pensar que se trata dos objetos da sua casa, que dos mais simples aos mais sofisticados compõem o seu espaço, o seu lar. Então não é nada recomendável que se faça um transporte “clandestino” da mudança, só porque conhece alguém que possui um veículo com carroceria grande e por isso sairia mais barato.

As transportadoras possuem profissionais treinados e capacitados para embalar e carregar cuidadosamente, não apenas a mobília, mas também as roupas, utensílios, aparelhos eletrônicos e até mesmo os objetos pessoais. Por isso, é importante procurar uma empresa que seja exatamente assim, especialista no transporte da mudança.

Fique atento e procure questionar seus direitos ao procurar as empresas. Por exemplo, as transportadoras de confiança, em caso de acidentes com os objetos do cliente, arcam com os prejuízos. Faça orçamentos, mas tenha em mente que como já falado antes, infelizmente não se deve poupar muito na hora de mudar. Não saia por aí buscando empresas, procure-as sob a indicação de amigos que já passaram pelo processo da mudança.

Com as indicações, é possível se informar sobre o trabalho das firmas, ou seja, se os profissionais são cautelosos ou verdadeiros furacões para carregar as coisas. Além disso, você poderá saber se em caso de perdas e danos houve o ressarcimento imediato dos prejuízos de acordo com contrato.

As boas empresas do ramo têm o costume de realizar uma visita técnica à casa atual antes de apresentar o orçamento. Após uma vistoria minuciosa, os profissionais além do preço informam ao cliente um esquema de trabalho incluindo o tempo hábil que vão gastar para embalar e transportar os pertences. Este momento deve ser aproveitado para o cliente tirar todas as dúvidas sobre o dia e o acerto da mudança. Por exemplo, sobre o material de embalagem que será utilizado.

No dia tão esperado, ao chegar ao local do novo lar, os carregadores devem fazer uma rápida vistoria dos cômodos para facilitar a ordem da saída dos moveis do caminhão. Por isso fica uma dica: pense antes da mudança sobre as possibilidades de disposição dos móveis na casa nova. Tendo isso definido você usufrui melhor do trabalho que contratou, evitando o desgaste de ajeitar tudo depois ao seu gosto, já que uma das obrigações da transportadora é deixar tudo no lugar que o cliente pede.

Publicado em 24/09/10, no Classiblog do caderno ClassiHoje do jornal Hoje em Dia.