Indesejáveis, complexas, perigosas e chatas de lidar. Essa deve ser a idéia mais comum sobre as infiltrações. Não há como ser diferente se tratando de um problema que atinge diretamente as paredes de casa. Quando elas surgem o primeiro passo é detectar a origem delas podendo ser duas explicações.
A primeira causa pode estar no telhado. Uma telha quebrada ou sem encaixe e entupimento ou ruptura na calhas são os motivos mais prováveis para a causa da passagem de água por lugares irregulares. Neste caso, trata-se de uma infiltração muito simples de se resolver. Basta uma subida no telhado, verificação do problema e conserto com substituição da telha ou emenda da calha.
O outro motivo da existência de infiltrações está relacionado a problemas na laje e são comuns em casas e no último andar de prédios. Muito comum no período de chuvas, esse problema pode ter conseqüência variável e crescente, começa com uma mancha no teto e se prolonga até virar uma goteira.
Nesta situação o problema já inicia na hora de detectar a origem, porque o ponto do teto onde está a falha não é necessariamente o local onde aparece a marca. Por isso o indicado é a reconstrução de toda a cobertura ou laje para impermeabilizá-la.
Além das duas formas de infiltração originarias da parte de cima da casa, há um terceiro tipo de umidade que pode invadir a casa. Conhecido como capilaridade, essa infiltração vem do chão. Ela ocorre devido à subida da água do solo onde a casa foi construída, primeiro o chão é infiltrado e depois as paredes.
Em caso de capilaridade, não tem jeito, a solução vai precisar de uma mão-de-obra especializada. Os profissionais terão que retirar o piso e revirar o chão rente a parede até encontrar a umidade para impermeabilizá-la. A forma mais fácil de evitar essa entrada irregular de água nos pisos e paredes é ainda na construção da casa, com os métodos e produtos certos visto por profissionais que saibam avaliar o terreno.
Publicado em 28 de setembro de 2010, no blog Classiblog do caderno de classificados ClassiHoje do jornal Hoje em Dia