Porcelanato X Cerâmica


É muito comum as pessoas confundirem os pisos de cerâmica e o porcelanato, devido ao material ser muito semelhante. O porcelanato não é mais uma novidade, mas foi até pouco tempo, ele é relativamente um produto novo nas construções, pois seu surgimento tem no máximo duas décadas. Diferente é o caso dos pisos de cerâmica, sempre muito utilizada foi material de muitas obras de arte.

A diferença básica entre os dois está na tecnologia da produção deles. O porcelanato tem um processo mais complexo e detalhista, parte do processo é a mistura de porcelana com minerais aquecidos a mais de mil graus. O resultado é um material liso, mais resistente que as cerâmicas, bem menos poroso e impermeabilização, sendo indicado para locais com grande fluxo de circulação.

Apesar de o porcelanato apresentar tecnologia mais avançada, resistência e durabilidade, a cerâmica permite ao cliente mais detalhes no acabamento. Ou seja, depende do objetivo da pessoa. Ela pode escolher ter um piso mais duradouro no geral ou investir em ter um piso bonito e charmoso.

O fato é que apesar de terem funções semelhantes, como por exemplo, todos dois podem cobrir fachadas de prédios, eles não são concorrentes como iguais. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, são produtos diferentes compondo um mesmo mercado.

Fonte: Internet

Publicado dia 21/10/10