
Os tacos nunca caem de moda, sendo sempre um piso bonito e confortável para quem gosta de uma casa com a temperatura mais aconchegante em qualquer época do ano. Feitos de madeira, geralmente jatobá, ipê, marfim, garapa ou cumaru, eles podem ter tamanhos variados e estilos diferentes.
Se você ainda vai instalar o piso em casa, é recomendável que espere pelo menos 15 dias após colocá-los para depois lixar. Quanto maior a espera melhor o resultado, isso porque a madeira se adapta melhor ao espaço, ou seja, caso sua obra tenha urgência é melhor optar por outro material.
Considerando o processo lento de adaptação, é recomendável que os tacos sejam instalados antes da pintura das paredes. O lixamento e a primeira aplicação de resina também devem ser feitos antes dessa etapa.
Durante a pintura, lembre-se de proteger o piso. Depois, ele merecerá outra passada de resina para o acabamento perfeito. Agora, quando o assunto é restaurar o piso, fica bem mais fácil, principalmente se ele estiver em bom estado de conservação, lógico. Para o processo você só precisará substituir algumas peças que estejam com defeitos, lixar, calafetar e aplicar a resina, pois, nesse caso, a madeira já está bem acomodada ao chão e não precisa esperar dias para a aplicação.
O brilho do piso fica ao seu critério já que as resinas de acabamento apresentam as seguintes opções: super brilho, brilho, semi brilho e fosco. Para a escolha os tacos o importante é não variar o formato e nem os tons de madeira, criando uma uniformidade simples e chique no visual da casa.
Publicado no site Classiblog do caderno ClassiHoje do Jornal Hoje em dia em 20/10/10.