Assembléia geral é o nome dado para as reuniões dos condôminos. Nesses encontros é decidido todo o destino do condomínio, sejam reformações, contratações, aspectos financeiros e problemas entre vizinhos.
Apesar de se delegar poder ao síndico, ele só pode tomar uma decisão em caráter de extrema urgência, fora isso as decisões devem ser levadas a assembléia e solucionadas em grupo. Apesar de tão importante, é muito comum que poucos são aqueles moradores que se interessam em ir e participar das assembléias, mesmo sendo essas reuniões anuais.
Caso o condomínio precise passar por alguma reforma emergencial realiza-se uma assembléia extra, chamada de extraordinária. Mas trata-se de fatos isolados, a realidade é que poucas pessoas dedicam poucas horas a decidir sobre seu próprio patrimônio.
Dentre as decisões principais e geralmente resolvidas nas assembléias “regulares” estão a fixação de multas, tanto aquelas aplicadas aos condomínios por atos que prejudiquem a boa convivência, quanto as relativas a taxas de condomínio.
Problemas com relação à garagem, tanto questões de esclarecimentos de alugueis entre vizinhos, quanto problemas físicos de estrutura, nesse caso não só apenas sobre a garagem, mas incluindo toda a construção. Deliberação de orçamentos de despesas é essencial estar na pauta do dia. Assim como eleição para novo síndico e conselho, além de alguma alteração no Regimento Interno.
Fonte: Internet
Publicado no Classiblog do Hoje em Dia, dia 16/11/10.