Agricultura tem nota 9,61 em Acordo de Resultados

O Sistema de Agricultura do Estado de Minas Gerais, formado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, teve 9,61 como nota do Acordo de Resultados proposto pelo governo de Minas para 2012. É a maior nota dos últimos três anos. Em 2011 a Agricultura obteve 8,41 e, em 2010, atingiu 8,95.

O Acordo de Resultados é uma ferramenta do governo de Minas que tem por base os objetivos estratégicos que são desdobrados em metas e ações para a Secretaria. A Seapa tem a responsabilidade de traçar e monitorar as políticas e os programas. Suas vinculadas – IMA, Ruralminas, Epamig e Emater-MG – executam as atividades no campo. A ideia é que os números aumentem a cada ano, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Um exemplo de crescimento registrado nas metas ao longo dos anos é a participação de Minas Gerais no PIB do agronegócio do país, que fechou 2011 com 12,5%, atingiu 13,5% em 2012 e teria como para este ano 13,7%, porém já está em 14,3%.

O assessor-chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação (Agei) da Seapa, Felipe Passos, explica que um dos motivos do aumento das notas é o monitoramento mensal das ações adotado pelo Sistema da Agricultura: “Fazemos reuniões gerenciais com a presença dos gestores, presidentes das vinculadas e com o gabinete da Seapa para apresentar os trabalhos executados até o momento. Na existência de entraves, discutimos soluções e elaboramos o plano de ação para correção dos problemas.”

Depois da reunião gerencial, outra ferramenta de monitoramento é elaborada pela Agei. “Fazemos um levantamento de informações sobre o andamento do trabalho em cada uma das superintendências e assessorias. Em seguida é disponibilizada a “Gestão à Vista”, uma publicação enviada para cada equipe informando sobre o andamento das metas acordadas”, destaca o assessor.

Além das iniciativas da própria Agricultura, há ainda o Sistema de Monitoramento e Gestão da Estratégia Governamental, uma página da internet criada pelo governo e acessada pelos gestores dos programas estruturadores, processos e projetos estratégicos, secretários de Estado e o governador. Nessa ferramenta é atualizado cada passo de cada trabalho desenvolvido.